proton@protonsistemas.com.br

+55 75 2101 3744

EnglishPortuguêsEspañol
Top

PRÓTON CUMPRE PRAZO PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

PRÓTON CUMPRE PRAZO PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFC-e veio trazer uma nova realidade para os documentos fiscais emitidos pelo comércio varejista na grande maioria dos Estados brasileiros. Na Bahia, a Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ prorrogou o prazo de obrigatoriedade para adesão ao uso da NFC-e de Novembro de 2017 para 1º de Março de 2018.

Com a atualização do sistema PRÓTON PDV para emissão de NFC-e, as vendas passaram a ser comunicadas diretamente para os sistemas da Receita Federal, simplificando o processo de recolhimento de impostos. As vantagens da adesão a NFC-e são inúmeras para consumidores, contribuintes e as SEFAZ dos Estados que optaram por essa tecnologia. Para citar algumas, o consumidor pode conferir a autenticidade de suas compras em sites e smartphones, o contribuinte tem maior eficiência nas prestações de conta ao fisco e a eliminação de custos com Emissor de Cupom Fiscal – ECF. Para as secretarias fazendárias cabe o recebimento de informações online e de maior qualidade de seus contribuintes.

Dos 225 grupos empresariais que utilizam os sistemas PRÓTON, 83 são organizações do varejo obrigadas ao uso da NFC-e e já implantadas com esta nova tecnologia, totalizando 1.096 Pontos de Venda – PDV ou check-outs, popularmente conhecidos como “caixas de loja”. As demais empresas do varejo, mas com regime de tributação simples nacional, só estarão obrigadas a implantar o novo sistema de emissão de Notas fiscais em 2019.

Para o Diretor de Negócios da Próton Sistemas, Adolfino Neto, este processo de migração do sistema teve um saldo positivo, e o considera um sucesso. “Vamos agora dar mais apoio aos nossos clientes dando palestras sobre Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. É uma nova tecnologia, um novo conceito que é preciso difundir entre as empresas, e a Próton vai acompanhar este avanço. Ficou mais eficiente emitir nota fiscal, e fica mais barato até para o contribuinte”, analisa.

 

SAIBA MAIS:

O que é cupom fiscal?
O cupom fiscal é aquele documento emitido por uma impressora especial chamada de Emissor de Cupom Fiscal – ECF. Ele informa basicamente o local, data e horário da compra, os itens comprados, o total a pagar, a forma de pagamento, o valor pago, o desconto e o troco. São poucas informações e geralmente quase nenhum dado sobre o cliente e o contribuinte.

O que é nota fiscal?
A nota fiscal é um documento emitido através do sistema de gestão da loja ou indústria. Nela, constam absolutamente todos os dados da empresa, do cliente e também da transportadora. A descrição dos itens e dos detalhes financeiros da compra também é mais completa.

SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO USO DA NFC-e:

Foi prorrogado o prazo final para 1º de Março de 2018 da obrigatoriedade de uso da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica-NFC-e por contribuintes que apuram o ICMS pelo regime de Conta-Corrente Fiscal.

O novo prazo foi estabelecido pelo Decreto nº 17.988 de 26 de outubro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 27 de outubro de 2017. O prazo anterior era 1º de novembro de 2017.

O prazo para os contribuintes do Simples Nacional implantarem a NFC-e não sofreu alteração, sendo mantido para 1º de janeiro de 2019.

Decreto nº 17.878, publicado no Diário Oficial do Estado em 23/08/2017, antecipou a obrigatoriedade de emissão de NFC-e, alterado pelo Decreto 17.988 de 26 de outubro de 2017 no art. 107-B, § 2º, II.

Consulte o novo Cronograma De Obrigatoriedade de Emissão.

Para mais informações entre em contato:

Próton Sistemas
Rua Barão do Rio Branco, 1.137 Edf. Clilab – 2 º andar
Centro – Feira de Santana- Ba
Tel.: 55 75 2101-3744
E-mail: proton@protonsistemas.com.br

Compartilhar
Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário