proton@protonsistemas.com.br

+55 75 2101 3744

EnglishPortuguêsEspañol
Top

Precisamos conversar sobre qualidade

Precisamos conversar sobre qualidade

Olá pessoal, é muito bom ter esses dois dedos de prosa com vocês. Em nossa última conversa falamos um pouco sobre a Dinâmica do Suporte, agora falaremos de um tema mais amplo: Qualidade. Mas qualidade de que?

Bem, a primeira coisa que precisamos estabelecer aqui é um conceito para essa palavrinha, então vamos lá: O que é qualidade? Aqui teremos vários conceitos visto que qualidade engloba perspectivas muito pessoais, assim o meu conceito (ou expectativa para ela), pode ter valores, sentimentos e emoções diferentes das suas, o que em algum momento nos dará olhares diferentes para um mesmo produto, alimento, serviço ou estabelecimento, o que não é nenhum problema! Mas tratando-se do Desenvolvimento de Softwares e atendimento aos usuários do mesmo, vamos ficar com o que diz a Gestão de Projetos, combinado?

O que diz a Gestão de Projetos para esse tema? 
De uma forma bem objetiva, entendemos que qualidade é atender a Tríplice Restrição:

A tríplice Restrição é composta por três variáveis, são elas:

Escopo:  Modelo do projeto, aquilo que foi combinado com o cliente.

Tempo:  O prazo estabelecido para entrega do projeto

Custo:  Valor acordado para entrega do projeto

 

Assim, toda vez que entregamos aquilo que combinamos, no prazo devido pelos valores acordados, chegamos a qualidade! Simples, não é mesmo?  É claro que um imprevisto pode ocorrer, e alguma variável da tríplice restrição ser alterada, mas para minimizarmos os riscos podemos traçar uma série de ações preventivas  tais como: reuniões, feedbacks, periódicos e outros.

 

Agora um desafio:

Aí em sua empresa vocês trabalham com projetos? Quais métricas utilizam para avaliar e chegar a um padrão de qualidade?

É muito importante ter estabelecido quais são as diretrizes que norteiam a qualidade em sua organização, em seguida compartilhar com todos os envolvidos no projeto, processo ou execução de tarefas simples no ambiente. Aqui apresentamos um mecanismo com base em nossa área de atuação, mas certamente você encontrará uma forma de mensurar a qualidade com base em seu negócio.

Abraço e até a próxima!

Daniel  Almeida

1Comentário
  • Paulo Rios
    10/09/2021 at 12:21

    Texto bem instigante para que demos a devida importância com a gestão de projetos. Parabéns.

Postar um comentário