proton@protonsistemas.com.br

+55 75 2101 3744

PortuguêsEspañol
Top

ASSESPRO Bahia realiza palestra sobre documentos fiscais eletrônicos em Salvador

ASSESPRO Bahia realiza palestra sobre documentos fiscais eletrônicos em Salvador

Conteúdo focou na importância sobre mudanças no projeto da NFC-e no Brasil.

O GT de Automação Comercial da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia – ASSESPRO promoveu no dia último dia 04 de junho, uma palestra sobre Documentos Fiscais eletrônicos com foco em alterações e mudanças da NF-e e NFC-e. O evento aconteceu no Corporate Executive Offices – Salvador Shopping, em Salvador, e teve como palestrante a líder adjunta das empresas de varejo no ENCAT e atuante na área de Compliance, Maria Roseane Cruz. A Próton participou desse evento através dos seus Diretores, de Sistemas, Paulo Rogério Rios, e de Controladoria, Wilson Prado.

O ENCAT- Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, tem o papel de articular as autoridades fazendárias estaduais de todas as unidades da federação e normatizar todo o projeto da NFC-e, sendo portanto, o órgão que coordena a elaboração e edição das Notas Técnicas. Esse órgão busca também ouvir os representantes dos contribuintes, através das suas entidades organizadas.

Na palestra, a especialista alertou para a importância dos estudos e anúncios sobre mudanças no projeto da NFC-e no Brasil. Ressaltou também que todas essas mudanças impactam de forma significativa nos emissores de NFC-e,  e nem sempre são implementadas em todas as Unidades da Federação em um mesmo momento.

Ela identifica como principais problemas da NFC-e no Brasil, a Contingência e a Falta de Uniformização. Apresentou também o volume de mudanças nos padrões e regulamentos como fonte de grandes dificuldades para o atendimento desses procedimentos fiscais.

De acordo com Wilson Prado, o evento foi muito importante para conscientizar a comunidade de Tecnologia da Informação e os contribuintes emissores para os desafios que esse cenário representa. “A palestra nos mostrou o que está no radar para o horizonte próximo, e deixa-nos alertas para as ações que, conjuntamente, devemos fazer no sentido da defesa dos interesses das empresas.”, afirma.

Compartilhar
Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário